sexta-feira, 27 de julho de 2007

Sucesso no Pan, Fracasso olímpico?

A grande euforia na vitoriosa campanha brasileira nos jogos Panamericanos toma conta da imprensa e da torcida. Por diversas vezes, ouvi que " em Pequim, vamos buscar o ouro".
Mas, sejamos claros. Serão poucas as medalhas brasileiras ano que vem! Ou, na melhor das hipóteses, serão as mesmas de Atenas, com algumas variações de metal.

A natação foi a grande sensação no Rio. Thiago Pereira foi o "papa-tudo" no complexo Maria Lenk, bateu todos os recordes de medalhas, mas nenhum recorde mundial. Seus tempos não o colocariam entre os 3 melhores no último mundial de natação. Mas o espírito de Mutley, o cachorro que sempre fala "Medalha medalha medalha", já o coloca como melhor nadador do mundo. Menos badalado, César Cielo foi, na minha opinião, o melhor atleta da natação, pois quase quebrou o recorde mundial dos 50 metros nado livre, pertencente ao russo Alexandre Popov. Eis uma real esperança de medalha.

Nos esportes coletivos, todas as seleções dos Estados Unidos são compostas por universitário, que mesmo assim não são os melhores, visto que são atletas do primeiro ou segundo ano. Um exemplo notório é a eliminação do time de basquete masculino na primeira fase do torneio.
Já Cuba, trouxe alguns atletas de destaque, mas contou com alguns desfalques e casos de deserção por parte de alguns atletas, especilamente os boxeadores.
Isso sem falar nos atletas europeus e na grande potencia que a China demonstrará nesses jogos.

Por isso, caro torcedor.
Vamos torcer e incentivar com cautela, já que Pan é uma coisa, Olimpíada é outra muito mais difícil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente, e a euforia nacionalista de alguns canais de televisão colabora para esta ilusão que o Brasil está com "super-atletas" e vamos ter sucesso em Pequim. Infelizmente o tempo dirá que não...

Breno disse...

Thiago, o Brasil teve sua maior e melhor participação na história do Pan. Como você disse, isso causou uma certa "euforia" surreal aos brasileiros.
Acho que além das medalhas, o saldo positivo foi ver que o Brasil está no caminho para sediar uma competição de maior porte (Olímpiadas). Mas o caminho é muuuuito comprido...
Espero que o Pan também abra os olhos dos políticos, para que eles percebam que o esporte merece muito mais incentivos.

Abs